Definestrando

Trabalho, Lavor e Ocupação – Desambiguação 
Por Mário Costa
 “Trabalhar é um fardo necessário para bem e para o mal”
 

A alma do trabalhador é igual a um carro velho só da trabalho. Você pode pensar o contrário dessa afirmação, talvez porque não tenha sentido o prazer de empurrar um carro velho para dar tranco ou entrar em um carro com apenas duas portas que emperram ou abrem só no ombro, sem aquecedor, com vidros de abertura manual e que para no meio da rua sem mais nem menos. Assim é o trabalhador que fica velho e só pega no tranco é funciona manualmente e vive dando manutenção.

A palavra trabalho tem origem de um instrumento de tortura chamado em latim de Tripalium então toda vez que se houve essa palavra a pessoa sente calafrio, fica trêmula, chega até a suplica. Agora dá para saber porquê muitos não gostam de trabalho. A associção com dinheiro não o torna mais prazeroso, pois o intuito é fazer o que gosta e ganhar bem, contudo poucos conseguem. Se a gratificação pelo trabalho é forma de prazer, ele ainda é sinônimo de tortura, pois mesmo que a remuneração seja justa ainda é pouco para o trabalhador.

O trabalho dignifica o homem, ou seja, o homem que trabalha é digno e segue um caminho de retidão, neste momento a palavra ocupação faz sentido, pois o trabalhador sem ocupação não é digno. E então a pessoa que não tem ocupação não faz parte da sociedade e está a margem dela, então logo, o trabalhador fora da sociedade é um marginal. Ele é um desocupado, privado dos seus direitos e vive ao redor da sociedade.

Por meados do século XIX o Brasil aboliu a escravidão. Ou seja o trabalho sem remuneração. Os negros ganharam a liberdade a partir da Lei Áurea. O negros ficaram sem trabalho, sem casa e fora da sociedade virando marginais. Para substituir a mão de obra os italianos imigraram para o Brasil para trabalhar nas lavouras na produção de café e cana de açucar. 

A palavra lavor tem origem do trabalho manual práticado nas lavouras, contudo ela também se refere ao trabalho intelectual, aquele práticado nas ágoras centro das discurssões na Grécia Antiga, o que parece mais o parlamento onde muitos não tem ocupação, mas são gratificados pelo trabalho.No mínimo você trabalha 35 anos, para não precisar trabalhar, após este tempo não tem mais ocupação ou trabalho ou lavor. Contudo você não é um marginal agora você é aposentado, ou seja, um carro velho.



Bin Laden
Por Mário Costa


"Morre o homem fica a fama"

A guerra ao terror não acabou e nem da pinta que haja um fim próximo. Com a morte do terrorista Bin Laden criou o mito, o mártir, o simbolo de uma resposta amarga ao imperialismo yankee. Não quero dar juízo de valor a nenhuma das atitudes americanas e nem extremistas dos países do oriente.

Mas porque os Estados Unidos ficam fuçando com os caras, por causa de petróleo? pense bem Kuwait, Irã, Iraque, Afeganistão, Líbia, Arabia Saudita são todos países de interesse americano.

Não deixar Bin Laden vivo foi um erro. A resposta que eles irão ter será como na Física de mesma intensidade com mesma ou maior força. Foi um prédio que eles derrubaram, não estruparam mulheres, não decapitaram crianças, contudo a ferida está exposta em Nova Yorke... no ego de cada americano.

Um dia certo professor de História me disse vai dizer que depois do atentado de 11 de setembro você não deu um sorriso aquele meio de canto? Quem ama os EUA de paixão? você deve pensar mórbido, que nada que ainda eles não chegaram aqui ou você acha que o pré-sal é de graça, que o Barack Obama chamou o Lula de "o cara" por gentileza? digo apenas uma coisa "um olho no cão, no gato e outro no peixe."

Só vou esperar agora pela próxima cena desse filme Hollywoodiano e as mascaras de carnaval do Bin Laden, que ocuparão o mesmo posto de Che Guevara nas camisetas vendidas na C&A. Só penso uma coisa enquanto estiverem brigando entre eles tudo bem, o ruim é pagar pela merda dos outros nessa luta de Ocidente e Oriente, pretos, brancos, mulatos, mouros, amarelos, indígenas, russos, sauditas, chineses, japoneses, cubanos, vietinamitas, irãnianos, iraquianos e todos outras merdas ou invasões justificadas como guerra ao terror.




Nenhum comentário:

Postar um comentário