quinta-feira, 15 de março de 2012

Quem sabe passa quem não sabe paga: Universidade Pública X Particular


Por Mario Costa

A Universidade Federal do Paraná abre vagas anulmente para alunos externos que desejem fazer disciplinas da graduação. A UFPR  abre vagas i para completar as turmas devido a evasão de alunos, com intuito de fornecer a comunidade ensino gratuito e de qualidade. A iniciativa posssibilita fazer matérias de toda a graduação, sem haver a necessidade de fazer o curso por inteiro ou passar no vestibular.

Na instituição particular tudo o que se faz é pago. Atraso de livro, alguel de equipamentos, declaração de matrícula todo e qualquer serviço pediu pagou. Entretanto a organização, a qualidade, o comprometimento (mais ou menos) são até que bem razoavéis.

Ontem andei por todo o setor de Comunicação da UFPR, isto após perguntar em todos os departamentos, secretarias e coordenações para descobrir com Mário Messagi que os cursos são matutinos.

Ok, fui no Departamento de História fui bem atendido, entretanto a atendente voltou duas horas depois do almoço, mas consegui. Agora a secretaria geral a menina, ruiva, uma graça! Fez passar pela fila 3 vezes não fiquei impaciente porque ela fez isto com todo mundo.

Na primeira vez que perguntei como fazia a inscrição ela só dizia “desculpe moço você vai ter que procurar”, maldito serviço público ninguém faz nada além da sua competência procurei até conseguir uma misera vaga das 3 que gostaria de fazer.

A utopia de estudar na UFPR deixei para trás quando comecei a trabalhar de segunda a segunda. Se esforce que você consegue isto é papo de quem não tem sono ou é de família abastada, hoje me resta pagar pelo ensino superior e me contentar com o que me é oferecido, com muito pouco esmero, pela universidade pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário